A surfista e influenciadora chilena Javiera Ortiz, de 34 anos, faleceu após ser atropelada por uma lancha de pesca na praia Rinconada de Taucú, em Cobquecura, no Chile. Segundo informações do jornal local 24 Horas, ela foi socorrida rapidamente e levada a um posto de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O condutor da lancha foi detido por algumas horas, mas liberado enquanto aguarda julgamento.
A notícia da morte de Javiera foi compartilhada pelo Rinconada de Taucú Surf Club, onde ela praticava o esporte há cerca de dois anos. O clube expressou sua tristeza e lamento em um comunicado: “É com profunda tristeza e pesar que anunciamos que uma surfista morreu em um acidente na praia de Rinconada de Taucú, Cobquecura, hoje. A comunidade do surfe e os moradores locais já estão de luto pela perda trágica”.
Javiera era muito querida tanto pela comunidade do surfe quanto por seus seguidores nas redes sociais. Em sua última postagem no Instagram, datada de 5 de fevereiro, ela compartilhou um vídeo recebendo um presente de casamento de uma seguidora. “Sempre sonhei em ter um espaço com muitas espirais de vento para o meu casamento, e é assim que muitos dos meus seguidores estão me ajudando a fazer isso acontecer”, escreveu ela. O casamento estava marcado para ocorrer logo após o acidente.