O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou a fiscalização de 2.236 instrumentos durante a Operação Mês do Consumidor, abrangendo os municípios de Teresina, Demerval Lobão, José de Freitas e União.
Foram inspecionados diversos equipamentos, como bombas de combustíveis, balanças de pesagem e taxímetros. Durante a operação, fiscais do Imepi identificaram diversas irregularidades, como erros nas pesagens, lacres rompidos e medidas desfavoráveis ao consumidor.
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, a principal meta da ação foi reforçar a proteção dos direitos do consumidor, assegurando que os produtos comercializados cumpram as normas de segurança, qualidade e transparência nas informações fornecidas.
"Estamos ampliando as fiscalizações em todo o Piauí. Durante as ações do Mês do Consumidor, encontramos balanças clandestinas, postos de combustíveis irregulares, entre outras falhas que continuaremos a combater para proteger a população", afirmou Macedo.
A ação ocorreu ao longo de todo o mês de março, em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No Brasil, foram inspecionados 112.793 produtos em 6.340 estabelecimentos comerciais, distribuídos por 188 municípios.
As penalidades podem chegar até R$ 1,5 milhão. Caso o consumidor identifique alguma irregularidade, pode realizar a denúncia por meio do aplicativo Fala Consumidor (disponível para Android e IOS) ou pelo WhatsApp da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.