Imbróglio no Piauí: Bolsonaro, Sílvio, Ciro, Diego. Quem é quem?

Com a "live" de ontem de Jair Bolsonaro tudo ficou esclarecido

Foto: Divulgação
Quem é quem ?

Silvio Mendes, candidato ao Governo do Estado do Piauí (União Brasil), encontra-se num verdadeiro mato-sem-cachorro quando o assunto é seu candidato à Presidência da República.

Tudo começou quando o maior articulador da campanha de Silvio Mendes, Ciro Nogueira (Progressistas), foi o homem forte do Centrão designado por Jair Bolsonaro (PL) a assumir seu principal Ministério, a Casa Civil.

A ligação tornou-se umbilical: Silvio é Ciro, que é Bolsonaro, razão pela qual Silvio é Bolsonaro, e vice-versa.

Mas o caldo entornou nos últimos meses quando os advogados do diretório do Piauí do Progressistas, partido de Ciro Nogueira, rechaçaram o apoio de Jair Bolsonaro ao ingressar com ação judicial afirmando que “o atual Presidente da República (...) possui altíssimo índice de rejeição em pesquisas mais recentes”. Naquela oportunidade, a ação visava impedir a veiculação de imagem associando Silvio Mendes e Bolsonaro.

A partir daí, começaram a surgir por todo o estado do Piauí inúmeros “santinhos” contendo a imagem de Silvio Mendes e Lula, o que obrigou a Justiça Eleitoral a proferir decisão impedindo a veiculação dessa propaganda, pois Lula só tem um candidato ao Governo do Piauí, o petista Rafael Fonteles.

A imprensa (nacional e local), por sua vez, nunca parou de informar o fato concreto: o candidato de Jair Bolsonaro no Piauí é Silvio Mendes.

Em entrevista recente, quando indagado sobre seu candidato à Presidente da República, Silvio Mendes ainda teve que falar timidamente da candidata Soraya Thronicke, do União Brasil, mas a verdade veio à tona quando confessou que jamais esteve com a senadora.

Enciumado e órfão politicamente, Diego Melo, também candidato ao governo do Piauí, pelo Partido Liberal (mesmo partido de Bolsonaro), passou a ingressar na Justiça Eleitoral procurando ter somente para si o direito de utilizar a imagem de Jair Bolsonaro.

Mas o caos se instaurou e o constrangimento tomou conta de todos quando, em “live” na noite deste 15/09/2022, Jair Bolsonaro pediu voto nacionalmente para seus candidatos no Piauí: ao Governo, para Silvio Mendes, e ao Senado, para Joel Rodrigues.

Agora não tem jeito: Diego Melo está órfão, pois Jair Bolsonaro quer Silvio Mendes. E Silvio Mendes não tem como negar: é o candidato de Jair Bolsonaro.