Igreja São Benedito pode reabrir em outubro

Os religiosos aguardam a autorização do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e da Defesa Civil do Município

Foto: Arquidiocese de Teresina
Igreja São Benedito

A Igreja de São Benedito planeja a reabertura do templo, o que pode acontecer no próximo dia 4 de outubro, início dos festejos de São Francisco de Assis.

A São Benedito, no centro de Teresina, estava fechada há quatro anos, desde setembro de 2016, quando parte da torre desabou, danificando o teto e os bancos do templo religioso. De lá para cá, foi realizada uma campanha de arrecadação de recursos para a reconstrução da igreja que resultou em cerca de R$ 600 mil. A parte estrutural, garante o frei, já está pronta. Falta a pintura externa.

Os religiosos aguardam, agora, a autorização do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e da Defesa Civil do Município para que as portas da Igreja voltem a ser abertas para os tradicionais festejos de São Francisco. Mas, mesmo que a reabertura seja autorizada, nem todo mundo vai poder estar lá dentro. Por causa da pandemia, que exige distanciamento social, a presença dos fiéis deverá ser confirmada mediante agendamento prévio até um número limite para evitar aglomerações. 

A Igreja de São Benedito tem um simbolismo muito forte na cidade. Ela foi construída no lugar conhecido como alto da Jurubeba, no início da Avenida Frei Serafim, e é um marco também porque foi erguida com o suor e a doação de gente muito simples. Suas portas entalhadas manualmente são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional e, agora, finalmente, vão poder abrir novamente. É o que todos esperam.

Com informações Cidade Verde