HU ofertará atendimento para pacientes com câncer

HU ofertará atendimento para pacientes com câncer

Foto: Divulgação
Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

O Piauí ganhará a primeira Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com atendimento total pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é uma grande conquista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, que deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre de 2016.

A Unacom é definida a partir de uma política pública do Ministério da Saúde, que visa reduzir as desigualdades regionais no que diz respeito à assistência oncológica pública. “O serviço oferecido aqui no Piauí, que é credenciado pelo SUS, já não atende mais a demanda, muitas pessoas ficam sem ser atendidas, porque o serviço não dá conta. Diante disso fomos convidados pelo Ministério para participar de uma reunião e firmamos um acordo para implantação da Unacom aqui no Hospital Universitário”, explica Élio Rodrigues da Silva, Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI.

Serão realizados tratamento para os cinco tipos de câncer com maior incidência no Piauí, de acordo com dados do Instituto de Câncer (INCA): próstata, mama, colo de útero, pulmão e colo retal. Serão atendidos os pacientes referenciados pelos municípios, atendidos através do SUS.

A Unidade Oncológica irá oferecer o tratamento completo desde o atendimento ambulatorial, com as consultas, até cirurgias e quimioterapias.“Também iremos dispor de atendimento de urgência para os pacientes oncológicos. Apesar de não termos a urgência para todos os outros pacientes, para quem faz o tratamento de câncer teremos deste suporte”, ressalta Élio Rodrigues , acrescentando que a Unacom será um bem enorme para a população piauiense.

Para compor a equipe estão previstos oito oncologistas clínicos e três cirúrgicos , além de toda uma equipe multiprofissional. Estarão disponíveis para os pacientes de câncer, 20 leitos e 15 cadeiras de quimioterapia.