Um homem de 52 anos foi preso após tentar furtar um helicóptero R-66 no Aeroporto de Caxambu (MG). Imagens internas mostram o suspeito, identificado como Luiz Gustavo Fonseca Aires, manuseando os comandos antes da aeronave tombar na pista. Com licença de voo vencida, ele afirmou ser apaixonado por aviação e já ter cometido crime similar nos EUA.
O que aconteceu
Entre a noite de sábado (7) e a madrugada de domingo (8), Luiz Gustavo Fonseca Aires invadiu a área restrita do aeroporto de Caxambu após cortar o alambrado. O suspeito acessou um helicóptero modelo R-66, fabricado em 2023, e tentou realizar procedimentos de decolagem. Vídeos do sistema interno da aeronave registraram o homem no cockpit manuseando os controles e utilizando um celular.
Por falta de perícia técnica, o suspeito perdeu o controle durante a tentativa de subida, fazendo com que o equipamento tombasse e as hélices quebrassem. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou a aeronave ainda ligada, com vazamento de combustível, sendo necessário isolar a área e lavar a pista para evitar explosões. Apesar da gravidade e dos danos materiais, ninguém se feriu.
O piloto oficial da aeronave, que presta serviços para uma empresa de Belo Horizonte, não estava no local. Luiz Gustavo foi localizado e preso em São Lourenço (MG) na tarde de domingo. Em depoimento, ele confessou o crime e relatou que, exatamente um ano antes, em 8 de fevereiro, havia sido preso nos Estados Unidos por roubar um avião na Califórnia e cair em uma praia.
A Força Aérea Brasileira (FAB) esclareceu que, por se tratar de um ato ilícito e não de um acidente aeronáutico típico, a investigação ficará sob total responsabilidade da Polícia Civil, que apura as motivações e antecedentes do suspeito.