A equipe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Pernambuco flagrou a venda ilegal de guaiamum (Cardisoma guaiumi), uma espécie de caranguejo ameaçada de extinção, em um restaurante localizado no município de Goiana, no litoral norte do estado. A ação fez parte da Operação Caburi, que tem como objetivo combater a coleta, o transporte e o comércio ilegais de caranguejos.
No total, 166 guaiamuns foram apreendidos e, de imediato, liberados em seu habitat natural, em uma área de transição entre vegetação apicum e manguezal, em um município vizinho. Os agentes do Ibama encontraram os animais sendo mantidos no próprio restaurante, onde eram abatidos e servidos aos clientes.
Devido à vulnerabilidade da espécie, ao grande número de animais apreendidos e ao fato de que a infração foi cometida com o intuito de obter lucro, a multa aplicada ao estabelecimento foi de R$ 1,6 milhão.
A espécie, de coloração azulada, está criticamente ameaçada de extinção e sua comercialização e consumo só são permitidos quando provenientes de áreas autorizadas, conforme a Portaria MMA 445/2014.
"O combate ao consumo de animais ameaçados de extinção é essencial para a preservação da nossa biodiversidade. A população deve se conscientizar de que essa prática contribui para a exploração ilegal, desestimulando a comercialização em estabelecimentos que lucram com crimes ambientais", afirmou Igor de Brito Silva, chefe do Núcleo de Operações de Fiscalização da Atividade Pesqueira (Nupesc) do Ibama.
O Ibama segue firme no combate à exploração ilegal de espécies ameaçadas de extinção.