O Governo do Piauí, por meio da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), realizou 90 reuniões e ofereceu 174 atendimentos a entidades representativas dos servidores públicos do Piauí em 2024. Durante o ano, mais de 40 categorias de profissionais foram ouvidas em suas demandas, discutindo melhorias para os servidores e para a sociedade como um todo. Este é um fato inédito que evidencia a disposição do governo para manter um diálogo constante com os movimentos sociais e sindicais.
A Mesa de Negociação Permanente, que é coordenada pelas secretarias da Administração (Sead) e das Relações Sociais (Seres), foi criada pelo Decreto Estadual nº 22.627/23, assinado pelo governador Rafael Fonteles. Seu principal objetivo é buscar soluções negociadas para as demandas de diversas áreas, como administração, educação, segurança, saúde, fazenda e empresas públicas.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, explica que a iniciativa reflete o compromisso do governo com o diálogo contínuo e a participação ativa de sindicatos e movimentos sociais. “Todas as decisões relacionadas aos servidores são fruto de um processo de diálogo com as entidades, garantindo que as soluções sejam coletivas, democráticas e atendam às necessidades de cada categoria", afirma.
Por sua vez, o secretário da Administração, Samuel Nascimento, destaca que a aproximação com os sindicatos é uma característica marcante da atual gestão, que prioriza a construção de um Estado mais justo e democrático. “As decisões tomadas são fundamentadas em um processo de negociação permanente e aberto, o que reforça o compromisso do governo Rafael Fonteles com a transparência e a construção de soluções compartilhadas, respeitando os direitos dos servidores e garantindo a participação das entidades sindicais em todas as discussões relevantes”, conclui.