Governo avalia conciliar Bolsa Família com vaga sazonal na indústria

"É possível criar esse formato nos empregos sazonais da indústria”, disse o ministro

Foto: Divulgação
Luiz Marinho

 

247 - O governo está considerando a possibilidade de permitir que aqueles que recebem benefícios de programas sociais federais, como o Bolsa Família, possam realizar trabalhos temporários em setores específicos da indústria, sem correr o risco de perderem o auxílio ao deixarem esses empregos sazonais. Essa perspectiva foi admitida pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, após uma reunião na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) na semana passada.

Durante o encontro, o presidente da entidade, Flávio Roscoe,discutiu com Marinho medidas que permitissem que as pessoas que fazem parte desses programas de assistência possam trabalhar sem medo de perderem o benefício ao assumirem um emprego temporário. 

Marinho afirmou que o governo irá estudar o assunto e citou o exemplo do acordo estabelecido com o setor cafeeiro em Minas Gerais. “Fizemos um pacto com o café em Minas (setor), criando a possibilidade de a pessoa ser contratada formalmente para a colheita e não perder o benefício. O pensamento, na cabeça do trabalhador, é se a remuneração for muito próxima do benefício e, se depois for demitido, não conseguir voltar para o benefício. Temos que pensar com carinho. Como é contrato por prazo pequeno tem que ter a segurança de não perder o benefício. É possível criar esse formato nos empregos sazonais da indústria”, disse Marinho, segundo a reportagem.

Nesse cenário, o beneficiário teria o pagamento do Bolsa Família suspenso temporariamente enquanto estivesse empregado em um trabalho sazonal.