Uma nova pesquisa eleitoral para a corrida presidencial de 2026 será divulgada em janeiro e promete agitar os bastidores políticos ao incluir o nome da deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, como possível candidata do campo progressista. O levantamento será realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, que costuma prestar serviços ao PL, partido de Jair Bolsonaro.
O nome de Gleisi será confrontado com candidatos de espectro ideológico oposto, como o Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de outras figuras que possam emergir como representantes da direita no pleito.
A inclusão de Gleisi Hoffmann como postulante do PT ao Palácio do Planalto surge em meio a debates internos na esquerda sobre possíveis alternativas para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Embora o nome de Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, seja frequentemente mencionado como herdeiro político de Lula, a presença de Gleisi na pesquisa indica uma estratégia para medir sua viabilidade eleitoral e influência junto ao eleitorado.