Furacões ameaçam EUA e inundações deixam mortos no Haiti

Os furacões gêmeos não têm precedentes desde que os registros começaram há 150 anos

Dois furacões ameaçam atingir a costa dos Estados Unidos no Golfo do México, segundo meteorologistas, enquanto a tempestade Laura já causou pelo menos 8 mortes no Haiti e na República Dominicana.

Segundo a mídia americana, os furacões gêmeos não têm precedentes no Golfo do México desde que os registros começaram há 150 anos.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) relatou que a tempestade tropical “Marco” se tornou um furacão com ventos máximos de 120 km/h com rajadas mais altas. No entanto, a tempestade deve enfraquecer rapidamente assim que chegar à costa, acrescentou.

Marco, se fortalece rumo ao estado da Louisiana, nos Estados Unidos, onde deve chegar nesta segunda-feira (24).

Laura deixa vítimas

O NHC prevê que a tempestade Laura se tornará furacão na terça-feira e na quarta-feira também atingirá a área costeira dos Estados Unidos.

Laura está causando "chuvas torrenciais e inundações potencialmente mortais" no Haiti, informou o NHC.

No Haiti, foram registradas pelo menos cinco mortes em decorrência da passagem de Laura. Entre as vítimas está uma menina de 10 anos que morreu depois que uma árvore caiu em sua casa, de acordo com um relatório oficial divulgado à AFP.

Uma mulher foi levada para o sudeste enquanto tentava atravessar um rio, enquanto outra mulher e dois homens morreram em Porto Príncipe devido à tempestade, embora nenhum detalhe adicional tenha sido fornecido.

Mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia. Vinte das 32 províncias estão em estado de "alerta vermelho".

Foto: otempo.com
Homem observa os estragos causados pela tempestade tropical Laura no Haiti