Fumaça branca: novo papa é eleito e será revelado em breve

A escolha foi feita na quarta votação e o nome escolhido pelos cardeais deve ser divulgado em instantes.

A chaminé da Capela Sistina liberou fumaça branca por volta das 13h08 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8), sinalizando que o conclave chegou a uma decisão sobre o novo papa. A escolha foi feita na quarta votação, e o nome do pontífice eleito deve ser anunciado nos próximos minutos.

O processo para definir o novo líder da Igreja Católica começou na quarta-feira (7), quando os cardeais se reuniram no Vaticano. No final da tarde daquele dia, a fumaça preta indicou que a primeira votação não havia resultado em consenso.

A terceira rodada de votações aconteceu na manhã desta quinta-feira e também terminou sem definição, com nova liberação de fumaça preta pouco antes das 7h (horário de Brasília).

Com a escolha agora confirmada, o papa eleito será conduzido à chamada "sala das lágrimas", onde vestirá pela primeira vez a batina branca. Em seguida, será levado à sacada da Basílica de São Pedro, onde o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, proclamará a tradicional frase em latim: “Habemus Papam!” (“Temos um papa!”). O novo pontífice então se apresentará ao público, revelando seu nome de batismo e o nome escolhido para seu papado.

A expectativa é que essa aparição aconteça entre 30 e 60 minutos após a fumaça branca. Nas últimas eleições papais, em 2005 e 2013, os anúncios ocorreram entre uma e duas horas após a confirmação da escolha.

Participaram do conclave 133 cardeais, que fazem um juramento de sigilo antes de cada votação. Em seguida, escrevem o nome do candidato escolhido em uma cédula com a frase em latim: “Eligo in Summum Pontificem” (“Elejo como Sumo Pontífice”).

Até o início da tarde desta quinta, o cardeal italiano Pietro Parolin era considerado o favorito para suceder o Papa Francisco, segundo a plataforma americana de apostas Polymarket. O filipino Luis Antonio Tagle aparecia como o segundo mais cotado.

A chaminé da Capela Sistina liberou uma fumaça branca por volta das 13h desta quinta (8), anunciando que o conclave decidiu quem será o novo papa. A escolha foi feita na quarta votação e o nome escolhido pelos cardeais deve ser divulgado em instantes.