O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta segunda-feira (17) que o Rio Parnaíba nas cidade de Luzilândia e Floriano continuam na cota de alerta, e Teresina está na cota de atenção. A situação pode mudar de acordo com o registro de chuvas.
De acordo com informações do g1, na sexta-feira (14), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) realizou uma redução na vazão de 2.000 m³/s para 1600 m³/s na Barragem de Boa Esperança.
Em Teresina, o nível atual do Rio Parnaíba é de 4,99 m, ou seja, em cota de atenção, portanto abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m, sendo prevista um pequeno aumento do nível nas próximas horas para 5,01 m. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.
O Rio Poti, na região de Teresina o nível é de 4,63 m, devendo ocorrer uma redução nas próximas horas com valores em torno de 4,18 m, em situação de normalidade.
No sábado (15), a chuva ocorrida causou alguns acidentes, com um caminhão ficando pendurado em ribanceira na BR-343 e várias ruas alagadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 523 famílias estão desabrigadas devido às chuvas. A maior parte das famílias atingidas são da Zona Norte de Teresina, onde existem lagoas que acabaram transbordando.
Luzilândia
Já no município de Luzilândia o Rio Parnaíba está em 5,16 m, com valor de previsão para as próximas horas de 5,15 m.
A cidade está acima da cota de alerta que é de 5 m, e permanece próxima da cota de inundação para essa região, que é de 5,70 m. Os valores podem ser alterados conforme o registro e intensidade de chuvas.
Floriano
Na região de Floriano, o Rio Parnaíba enfrenta uma constante redução do nível. No dia 3 de janeiro chegou a atingir 8,63 m, mas nesta segunda-feira a cota está em 6,88 m, ainda na cota de alerta, mas por apenas 1 cm. Está prevista para as próximas horas uma redução para 6,87 m. A cota de inundação da região é de 8,98 m.
Uruçuí
O município de Uruçuí possui três rios: o Parnaíba, Uruçuí Preto e o Balsas, que contribuem para o volume de água que atinge a região. A situação na região também é mais tranquila, já que os dados apontam volumes com vazões de 1.610 m³/s.
O valor máximo já registrado na região neste ano foi no dia 3 janeiro, com valores próximos a 2.120 m³/s.
Outros rios
O Serviço Geológico do Brasil informou que a situação nos principais rios do estado do Piauí estão normais.
Em Barras, o nível do Rio Marathaoan é de 3,41 m, superando a cota de atenção, que é de 3,20 m. Já o Rio Longá em Esperantina tem cota atual de 4, 21 m, devendo manter-se nesse nível nas próximas horas, ainda em situação de normalidade.