Fernando Gabeira declara voto em Lula

O jornalista declarou na noite desta sexta-feira (9)

Foto: Reprodução
Fernando Gabeira

 

O jornalista Fernando Gabeira, de forma extremamente sucinta, porém eficaz, declarou na noite dessa sexta-feira seu voto no ex-presidente Lula na eleição presidencial do próximo dia 2 de outubro.

Em seu perfil de Twitter, ele limitou-se a escrever a letra “L”, sinal incontestável da adesão à candidatura que hoje lidera todas as pesquisas eleitorais para o Palácio do Planalto.


Gabeira tem um passado de resistência tendo pertencido ao MR8, um grupo que pregava a luta armada no combate à ditadura militar e foi exilado, tendo sido um dos presos trocados no resgate do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969.

Após seu retorno ao Brasil ele prosseguiu com ideais de esquerda, tendo pertencido ao PT e ao PV, partido pelo qual candidatou-se à presidência em 1989, após ter sido cotado para ser vice do Lula na chapa que chegaria ao segundo turno contra Fernando Collor na primeira eleição direta à chefia do Executivo. Pela legenda, foi deputado federal por quatro mandatos, entre 1995 e 2011.

Mais recentemente o jornalista, abrigado pelo grupo Globo, onde atua no jornal impresso e na Globonews, vinha flertando com o lavajatismo e, mesmo em 2018, era tido como simpatizante de Jair Bolsonaro, apesar de recentemente ter dito que votou nulo no segundo turno daquela eleição.