Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de melhor atriz

Ela concorria com grandes nomes do cinema

Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (5), por sua atuação em "Ainda estou aqui". Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de sua mãe, Eunice Paiva, interpretada pela atriz, e a busca por seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar.

Fernanda concorria com Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O quarto ao lado") e Pamela Anderson ("The last showgirl").

Em "Ainda estou aqui", a atriz revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido assassinado pela ditadura militar. 

Ao receber seu prêmio, Fernanda Torres dedicou a vitória à mãe: "Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia... Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu."

Em seu discurso, Fernanda Torres homenageou sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro e ressaltou “os momentos difíceis pelos quais Eunice Paiva passou”.

Leia a íntegra do pronunciamento: "Meu Deus, eu não preparei nada, porque eu já estava feliz [em ser indicada]. Este é um ano incrível para atuações femininas. Tantas atrizes aqui que eu admiro muito. Claro que eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo, por essa história. Eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe, que esteve aqui há 25 anos. Esta é a prova de que a arte dura na vida até durante momentos difíceis na vida pelos quais a Eunice Paiva passou. E, com tanto problema no mundo, tanto medo, esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver a tempos como esses. Então, para a minha mãe, para minha família, para o Selton, para os meus filhos, muito obrigada".

Fernanda Montenegro vibra com vitória de Fernanda Torres

Além de todo o Brasil, quem também celebrou a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro foi Fernanda Montenegro, a mãe da atriz, que teve sua reação capturada em um vídeo emocionante.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra Fernanda Montenegro assistindo a entrega do prêmio de melhor atriz em filme de drama. O que começa silencioso logo se rompe em uma grande festa, com a atriz-mãe agitando os braços e celebrando a conquista da filha.

Vale pontuar que Montenegro disputou o mesmo prêmio há mais de 25 anos. Em 1999, a atriz era um dos principais nomes da temporada de premiações por "Central do Brasil", filme de Walter Salles, que também dirige o recente "Ainda Estou Aqui", pelo qual Fernanda Torres foi premiada


Lula 


Veja também: "Orgulho do Brasil", diz Lula, após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro