Farmácia Popular terá novos remédios gratuitos; veja lista

A medida deve gerar uma economia anual de até R$ 400 para os brasileiros

A partir desta quarta-feira (10), medicamentos para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite serão oferecidos gratuitamente à população, segundo um anúncio do Ministério da Saúde. A medida deve beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas e gerar uma economia anual de até R$ 400 para os brasileiros.

Com essa inclusão, o Ministério da Saúde passará a fornecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita. Atualmente, o programa Farmácia Popular oferece 41 itens, dos quais 39 são gratuitos, incluindo absorventes, anticoncepcionais e medicamentos para diabetes, hipertensão, asma e osteoporose. Para os medicamentos não gratuitos, a pasta cobre até 90% do valor de referência.

A inclusão dos novos remédios faz parte das comemorações dos 20 anos do programa Farmácia Popular, criado pelo primeiro governo Lula, em 2004, e relançado em junho do ano passado com uma cesta ampliada de itens gratuitos. Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 70 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa nas últimas duas décadas.

Com informações do Dcm