Fake News de Eduardo Bolsonaro: AGU vai acionar X; Celso Amorim denuncia manipulação

Filho do ex-presidente publicou vídeo “falso” e totalmente manipulado” de encontro de Amorim com Maduro feito com IA

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) soltou mais uma das suas fake news. Desta vez, o filho de Bolsonaro publicou montagem grosseira feita através de Inteligência Artificial de encontro entre o assessor especial da Presidência Celso Amorim dando um longo abraço com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

"E ainda tem gente, que se diz jornalista, que vai perguntar pra Celso Amorim se a eleição na Venezuela foi válida ou fraudada", escreveu Eduardo Bolsonaro. O vídeo ainda traz música romântica e desenhos de coração.


A Advocacia-Geral da União (AGU) vai acionar a rede social X para pedir a remoção do vídeo. O próprio Amorim afirmou à coluna de Bela Megale, no Globo, que o vídeo é “falso” e “totalmente manipulado”. Ele disse ainda que tomaria medidas para removê-lo das redes.

Gleisi Hoffmann anuncia medidas contra Eduardo Bolsonaro

Além disso, a deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou, após tomar conhecimento da publicação de Eduardo Bolsonaro, que vai tomar as medidas cabíveis contra o parlamentar.

“Eduardo, filho do inelegível, divulgou fraude com imagens manipuladas do embaixador Celso Amorim. Esse é o uso que a extrema-direita faz da tecnologia: inteligência artificial a serviço da mentira. Caso gravíssimo, que merece ser examinado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados”, declarou Gleisi Hoffmann.



Com informações da Revista Fórum.