Fábio Novo e Sívio Mendes estão empatados tecnicamente em todos os cenários

Os dados estão dispostos na nova pesquisa do Instituto DataMax, realizada entre os dias 09 e 11 de maio com 2004

Foto: Ascom Fábio Novo
Fábio Novo

O site meionews divulgou nas primeiras horas de hoje uma nova pesquisa de opinião sobre a sucessão municipal em Teresina/PI. O destaque da pesquisa vai para o fato de que o pré-candidato do PT, Fábio Novo, já empata tecnicamente com o ex-prefeito de Teresina, pré-candidato pela UB, Silvio Mendes. 

Os dados estão dispostos na nova pesquisa do Instituto DataMax, realizada entre os dias 09 e 11 de maio com 2004 eleitores nas zonas urbana e rural de Teresina. O levantamento foi registrado no TRE com o número PI-02154/2024.

Na mensuração, Sílvio Mendes (UB) aparece com 42,12% das intenções de votos, enquanto o deputado estadual Fábio Novo (PT) alcança 40,87%; com isso, a diferença entre eles é de 1,25%, o que configura um empate técnico, haja vista que a margem de erro da pesquisa é de 2,18% para mais ou para menos.  

No recorte, o atual prefeito Dr Pessoa - que buscará a reeleição pelo PRD, foi mencionado por 2,74% e o professor Tonny Kerley (NOVO) anotou 1,10%; não sabe ou não opina ficou em 9,13%, e por fim, os que responderam nulo ou branco somam 4,04%. 

Em um segundo cenário estimulado, incluindo João Vicente Claudino (PSDB) e Lourdes Melo (PCO), os pré-candidatos Sílvio Mendes (UB) e Fábio Novo (PT) continuam empatados tecnicamente, com 40,67% e 39,77%, respectivamente. Neste recorte, o prefeito Dr Pessoa (PRD) soma 2,79%; o ex-senador João Vicente Claudino (PSDB) registra 1,90%; o professor e economista Tonny Kerley (NOVO) vem na sequência, anotando 0,90%. A docente aposentada Lourdes Melo (PCO) - que caminha para sua décima disputa majoritária - aparece com 0,25%. 

Os eleitores que não sabem ou preferiram não opinar chegam a 11,13%; nulo ou branco foram 2,59%. 

Na espontânea, Sílvio e Novo continuam empatados tecnicamente

O cenário polarizado entre os pré-candidatos Sílvio Mendes (UB) e Fábio Novo (PT) se mantém na pesquisa espontânea, ou seja, quando não são citados os nomes dos pleiteantes aos entrevistados. 

O médico e ex-prefeito Sílvio Mendes soma 24,95%, enquanto o deputado estadual e ex-secretário de Cultura, Fábio Novo (PT) tem 23,85%; uma diferença de 1,15 pontos percentuais - o que não supera a margem de erro de 2,18%. 

Na sequência aparece o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Dr Pessoa (PRD), com 1,45%. Já o economista Tonny Kerley (NOVO) foi mencionado por 0,45%, seguido por João Vicente Claudino, com 0,35%. O deputado licenciado, Jeová Alencar teve 0,30% das citações. 

Neste recorte, 46,56% não souberam ou preferiram não opinar; nulo e branco somaram 1,80%. 

Mais de 65% sabem que Fábio é apoiado por Lula e Rafael 

Noutro cenário, os eleitores entrevistados foram questionados sobre qual pré-candidato é apoiado pelo presidente Lula e pelo governador Rafael Fonteles, ambos do Partido dos Trabalhadores. 

Ao todo, 65,27% responderam corretamente, indicando que o deputado estadual Fábio Novo é o pleiteante apoiado pelos líderes do Executivo; 25,05% não souberam ou preferiram não opinar. 

Gestão de Rafael é aprovada por mais de 77%

Governando o Piauí há 17 meses, Rafael Fonteles (PT) tem a gestão aprovada por 77,5%; um índice histórico que o torna melhor avaliado do que o presidente Lula no município.

Somente 16,72% apontaram que desaprovam a gestão do governador. Enquanto 5,79% dos entrevistados em Teresina não souberam ou preferiram não opinar. 

Lula supera a marca de 72% de aprovação 

Não apenas o governador Rafael Fonteles tem a administração bem avaliada em Teresina, a gestão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovada por 72,9% dos entrevistados nas zonas urbana e rural da capital do Piauí. 

O índice dos que desaprovam a gestão federal é de 25,3%, enquanto 1,8% não souberam ou preferiram não opinar.