Fábio Novo apresenta Teatro Sávio Barão, em Picos, o segundo maior do Piauí

Piauí fortalece a cultura com a inauguração do teatro

O deputado estadual, Fábio Novo, apresentou por meio de vídeo no Instagram o Teatro Sávio Barão, inaugurado nesse sábado (12), em Picos. Considerado o segundo maior teatro público do estado, com capacidade para 322 pessoas, o novo espaço se soma a uma rede de equipamentos culturais que está sendo implantada em todas as cidades-polo dos territórios culturais piauienses — uma iniciativa inédita no estado e rara em âmbito nacional.

Com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), a entrega do Teatro Sávio Barros representa mais um passo importante nesse processo de descentralização da cultura. Segundo Fábio Novo, a iniciativa é resultado de um trabalho contínuo de planejamento, investimento e articulação, que envolveu diversos gestores e parceiros públicos e privados.

Entre os nomes reconhecidos pelo avanço estão os ex-secretários de Cultura Ingrid Persi e Carlos Anchieta, além do apoio do Grupo Claudino, representado pelo empresário João Claudino Júnior, e do governador Rafael Fonteles, que tem investido em uma política cultural voltada para o fortalecimento da identidade e da criatividade no estado.

Com essa rede de teatros, o governo do Piauí reafirma o compromisso de tornar a cultura mais acessível, valorizada e presente no dia a dia das cidades, apostando no poder transformador das artes para o desenvolvimento social e humano.

Homenagem a um grande nome da cultura picoense

O teatro leva o nome de Sávio Barão, em homenagem ao renomado fomentador cultural de Picos, cuja trajetória de dedicação às artes marcou gerações. Figura fundamental na cena artística local, ele foi responsável por incentivar e promover diversos movimentos culturais, deixando um legado que agora é eternizado neste espaço de arte e convivência.

Loading...