Estudante teresinense cria projeto para ajudar jovens a tirar título de eleitor

O prazo para tirar o documento e regularizar pendências se encerra no dia 4 de maio. A adolescente já ajudou mais de 100 jovens a tirarem o documento


                                       Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Dayane Coelho, de 16 anos

Dayane Coelho, de 16 anos, teresinense, que mora no bairro Parque Poty, na zona Sudeste da capital, virou exemplo de cidadania ao ajudar outros adolescentes a tirarem o título de eleitor para participar das eleições de 2022. A estudante utiliza o computador do comércio do pai para fazer os cadastros e a impressão de forma gratuita.

A jovem disse que surgiu a ideia após ela ter dificuldade no processo para tirar o título, com isso decidiu ajudar outras pessoas que poderiam ter dúvidas com a mesma questão. “Tudo começou pela minha dificuldade de tirar título, foi nesse problema que vi uma solução. Eu vi que outras pessoas precisavam da minha ajuda, então foi daí que surgiu o projeto de ajudar outros jovens a tirarem o título”, contou Dayane ao pensarpiauí.

Foto: Reprodução/arquivo pessoal
Dayane e seu pai, Edimar Coelho

No comércio e com o apoio do seu pai, Edimar Coelho, Dayane já ajudou mais de 100 jovens a emitirem o documento. Além do seu bairro, ela estendeu o projeto para outros bairros, como Horto Florestal e Vila Nova Esperança.

“Meu pai, minha família, sempre foram meus maiores incentivadores e, quando surgiu o projeto, eles me deram todo apoio”, disse.

Questionada pelo pensarpiauí sobre o que ela acha da importância do voto, Dayane destacou que “acho de suma importância o voto, pois ele que faz toda a diferença na nossa cidade, estado e no país”. 

Foto: Reprodução/arquivo pessoal
Projeto sendo executado no bairro Horto Florestal

“Tire o seu título, vote! O futuro do nosso país só depende de nós mesmos. Se queremos mudar, se queremos fazer a diferença, tudo isso só depende do nosso voto!”, finalizou Dayane em mensagem a outros jovens. 

Título de Eleitor 

O prazo para tirar o título de eleitor e regularizar pendências, como atualização cadastral ou pagamento de multas, encerra no dia 4 de maio. O processo pode ser feito online pelo sistema Título Net.

No caso de atendimento remoto, devem ser anexadas ao formulário eletrônico as fotos dos documentos a seguir:

- Foto do próprio requerente segurando um documento oficial de identificação (foto mostrando, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação. No caso da carteira de identidade, por exemplo, será necessária uma foto da frente do documento e outra do verso);

- Foto do documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);

- Foto do comprovante de residência atualizado;

- Foto do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).