Estados Unidos abandona OMS

A informação foi confirmada nesta terça (7), pelo senador Robert Menendez via rede social.

Foto: G1 Mundo
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

 Fonte: Brasil 247

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou a saída formal do país da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trump encaminhou nesta terça-feira (7) uma notificação ao Congresso norte-americano comunicando a saída.

A informação foi confirmada via rede social pelo senador democrata Robert Menendez

."O Congresso recebeu a notificação de que o presidente está oficialmente retirando os EUA da OMS em meio a uma pandemia. Chamar as ações de Trump contra a Covid-19 de caóticas e incoerentes não lhes faz justiça. Isso não vai proteger vidas ou interesses norte-americanos — mas vai deixá-los doentes e sozinhos".

Foto: Twitter

 

Trump já havia ameaçado, em maio, cortar permanentemente a verba enviada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e disse que o país podia “reconsiderar” sua condição de membro da entidade. 

Para justificar a ameaça de corte permanente de financiamento, o presidente dos Estados Unidos, enviou carta para a organização afirmando que a investigação do governo americano confirmou a “alarmante falta de independência entre a OMS e a China”.

Se a OMS “não se comprometer com melhorias substanciais nos próximos 30 dias, eu tornarei o congelamento do financiamento dos Estados Unidos à OMS permanente e reconsiderarei nossa filiação à organização”, disse Trump na mensagem. Trump acusou a OMS de ser "marionete da China", reiterando os ataques à gestão da agência de saúde da ONU na pandemia do novo coronavírus.