Escala 6x1: veja deputados do PI que assinaram PEC

A proposta precisa de mais 18 assinaturas para alcançar 1/3 da Câmara e ir para o plenário

A Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que pretende reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36h semanais já alcançou 138 assinaturas na Câmara dos Deputados. De autoria da deputada do PSOL, Erika Hilton, em conjunto com o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado por Rick Azevedo, recém-eleito vereador no Rio. No Piauí, todos os deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores assinaram a PEC e manifestaram-se através das redes sociais.

Merlong Solano, Florentino Neto, Flávio Nogueira e Dr. Francisco foram os únicos a assinar a proposta para redução da jornada de trabalho sem perda salarial. O movimento tem ganho força nos últimos dias e diversos atos para o dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, foram convocados em diversas cidades. O tema tem ganho força entre os trabalhadores e trabalhadoras, submetidos a escalas de trabalho desumanas.

"Eu sempre defendi a classe trabalhadora. E agora estou do lado do trabalhador contra a jornada 6x1. Quem acorda cedo para trabalhar e garantir o seu sustento e da sua família merece salário justo e condições de trabalho adequadas. Por isso assinei a PEC pelo fim da jornada 6x1 no dia 3 de novembro. Estamos juntos nessa, trabalhador! Mais dignidade e qualidade de vida para quem ajuda a fazer o Brasil crescer. Contem comigo", escreveu Merlong Solano, nas redes sociais.

Regularizada durante a Reforma Trabalhista no governo Michel Temer (2017), a escala 6x1 foi implementada sob a ótica do aquecimento da economia. Para Erika Hilton, porém, a redução da jornada é “uma questão de dignidade e de justiça social”.

"Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6x1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador", ressaltou Hilton.

A bancada federal do Piauí é composta por 10 deputados e sete ainda não assinaram:

Júlio César (PSD)

Castro Neto (PSD)

Jadyel Alencar (PV)

Júlio Arcoverde (Progressistas)

Átila Lira Filho (Progressistas)

Marcos Aurélio Sampaio (PSD)

Abaixo, a lista com todas as assinaturas até o momento: