A Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres) realizou nessa segunda-feira (8) agendas de diálogo e mobilização nos municípios de Floriano e Picos com o objetivo de orientar lideranças comunitárias sobre a etapa de votação do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2026-2027.
Equipes da Secretaria do Planejamento (Seplan) também estiveram presentes nos encontros, que reuniram representantes de associações, entidades e lideranças locais para apresentação de informações sobre o programa, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a próxima fase do OPA, considerada uma das etapas mais importantes do processo de participação popular.
Em Floriano, a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, coordenou o Encontro Técnico do OPA, promovendo um espaço de diálogo com representantes da sociedade civil e reforçando o papel das comunidades na definição das prioridades de investimento para os municípios. Já em Picos, a agenda teve como foco a mobilização das lideranças comunitárias e o incentivo à participação da população na votação das propostas.
Durante os encontros, a secretária destacou a importância do engajamento das comunidades para garantir que as demandas dos territórios sejam contempladas por meio do programa.
“O OPA é uma ferramenta que aproxima o cidadão das decisões públicas. Nosso trabalho é garantir que as comunidades tenham acesso à informação e participem ativamente desse processo, contribuindo para a escolha de investimentos que atendam às necessidades reais da população”, afirmou Núbia Lopes.
A votação popular do OPA 2026-2027 será realizada de 12 a 21 de junho. Nesse período, cidadãos a partir de 16 anos, com CPF válido, poderão votar nas propostas que consideram prioritárias para seus municípios. As iniciativas mais votadas serão incorporadas ao planejamento estadual e executadas pelo Governo do Estado.
As agendas realizadas pela Seres integram a estratégia de mobilização social desenvolvida nos territórios piauienses para ampliar a participação popular e assegurar que um número cada vez maior de cidadãos contribua para a construção das políticas públicas e para a definição dos investimentos destinados às suas comunidades.