nd+- A jornalista Ana Siedschlag postou em seu twitter: "Eu não tava entendendo por que ninguém aqui de Joinville postava foto vacinando, como os meus amigos de SP, do Rio e até de Floripa fizeram. Até descobrir que tá quase todo mundo aqui (inclusive eu) TOMANDO A VACINA NA BUNDA"
Em Joinville, Santa Catarina não adianta chegar arregaçando as mangas para tomar a vacina contra a Covid-19, lá a pessoa leva a picada na área acima dos glúteos?
Desde o início da vacinação, muitas pessoas questionam por que a aplicação ocorre nessa parte do corpo na cidade enquanto, em outras, é mais comum a vacinação no braço.
A primeira coisa a saber é que as vacinas contra o coronavírus devem ser aplicadas de forma intramuscular, ou seja, no músculo.
E entre as partes do corpo com músculos adequados para a aplicação da vacina, longe de vasos sanguíneos e grandes nervos, estão o braço, no chamado músculo deltoide, e a região dos glúteos.
Em um informe técnico divulgado pelo Ministério da Saúde, ainda no início da vacinação, há uma orientação para que a administração das vacinas ocorra no braço e, caso não seja possível por algum motivo, aplique-se na área ventroglútea.
Mas por que Joinville não prioriza a vacinação no braço?
Segundo a prefeitura de Joinville, a escolha por priorizar a vacinação na área acima dos glúteos ocorre para minimizar possíveis reações geradas pelos imunizantes, como dor no local.
O município ressalta que não há diferenças no efeito da vacina relacionadas ao local da aplicação e que se alguém fizer questão de receber a dose no braço, pode solicitar à equipe de saúde.