Eleições diretas no PT colocam os petistas em ebulição

Em pleno natal e as reuniões e articulações dos petistas estão a mil por hora

Em 2025, o Partido dos Trabalhadores vai viver mais um PED - Processo de Eleições Diretas. E petista gosta de eleições. De associação de bairro a presidência da República, o petista se deleita nesses processos eleitorais. 

As eleições do PT em 2025 serão gigantescas. Onde houver um diretório municipal formalizado, vai haver eleição para presidente e diretório municipal, os mesmo acontecendo em todos os estados do Brasil e com os petistas elegendo também o sucessor ou sucessora da mandatária máxima do PT hoje que é a deputada federal Gleisi Hoffmamnn. 

Aqui no Piauí, os petistas não esperaram nem o ano de 2025. As movimentações em torno da eleição vindoura já movimentam (e muito) o PT local e em pleno mes de Natal as reuniões e articulações em torno PED acontecem freneticamente. 

A seguir o pensarpiaui publica dois textos de autoria dos petistas. O primeiro é de Sérgio Henrique, Assistente Social, e membro do Diretório Municipal do PT em Teresina. No texto ele narra como grupos de petistas estão se organizando. O segundo escrito é da tendência interna Avante PT que já coloca como candidato ao PT o Piauí Gil Kairós atual Secretário estadual de Formação Política. Vamos aos textos: 

PED 2025: as movimentações de fim de ano no PT Piauí

Por Sérgio Henrique

Atualmente são citadas como organizadas no Piauí, as tendências Construindo um Novo Brasil, Articulação de Esquerda, Resistência Socialista, Movimento PT, Democracia Socialista, Avante, e Militância Socialista, que somam sete organizações ao todo, mas apenas três tendências são notadas publicamente em atos públicos, que por sinal da realidade, foram as três tendências que realizaram suas plenárias para discutirem a conjuntura e as eleições internas, mesmo com anúncios informais de pré-candidaturas partindo de outros setores do partido.

A primeira plenária foi realizada no sábado (14) pela CNB no auditório do SINTTEL-PI, e contou com a presença de parte de suas lideranças, o que dificultou a definição de nome para disputa da presidência do Diretório Estadual. A segunda plenária aconteceu no domingo (15) na sede do Diretório Estadual do PT, e foi organizada pela Articulação de Esquerda, quando foram pautados temas como a defensiva da Esquerda na atual conjuntura e qual deve ser a estratégia do PT. Nesta plenária de domingo, foram indicados como pré-candidatos/as à presidência do PT Piauí, os nomes de Conceição (PT de Barro Duro), do Neto Alves (vice-prefeito de Eliseu Martins), do João Neguinho do PT de Manoel Emídio, e de Mãe Bel (PT de Teresina), assim como foi proposto o nome de Fabíola Lemos para concorrer à presidência do PT teresinense. A terceira plenária foi realizada pela Avante na última quinta (19), na sede do PT Piauí, quando foram lançadas as pré-candidaturas de Magalhães para reeleição de presidente do DM Teresina e de Gil Kairós para presidência do PT piauiense.

As demais tendências organizadas no Piauí ainda não “deram as caras” e um fato curioso foi o lançamento público de um manifesto de militantes e dirigentes intitulado como "PT da Base, PT de Luta", mas que não foi resultado de um encontro presencial com discussão organizada, contudo, os e as representantes deste agrupamento encontraram-se com a direção da Resistência Socialista para conferência de pontos em comum. Por enquanto, as festas de fim de ano já estão acontecendo, e ficaremos no aguardo das movimentações de 2025, com o desejo de boa sorte e felicitações.


Tendência AVANTE PT resolve criar MOVIMENTO MILITANTE EM DEFESA DO PT e suas bandeiras de lutas.

Da assessoria da tendencia Avante PT

A tendência interna do partido dos trabalhadores AVANTE PT, que tem como líderes Gil Kairós ( Secretário estadual de Formação Política), ex- deputado Cícero Magalhães ( Presidente do PTMunicipal), Antônio Machado (presidente do sindicato dos previdenciários), Clemilton Queiroz ( ex vice-prefeito de Amarante), Professora Luzia Moraes, ex-vereador Paixão, Dep.Oliveira Neto, dentre outros, reuniu representantes do seu grupo político na última quinta feira dia 19 de dezembro, na sede do PT estadual e resolveu criar um grande ”Movimento Militante em defesa do Partido. As principais defesas do movimento, dentre outras
, são:
1) A defesa do PT e de suas pautas no governo e na sociedade;
2) A defesa dos diretórios municipais e suas decisões. O PT estadual tem que respeitar e defender as posições das suas bases militantes;
3) REJEITAR a proposta absurda de “FUSÃO cruzada” PT/PP;
4)Fortalecer os movimentos sociais, populares e sindicais. (O PT não pode só viver de eleições institucionais);
5)A Reestruturação do Partido a partir de sua base militante, fortalecendo a formação política, a organização partidária e as forças vivas na sociedade;
6) É fundamental que a Federação não seja renovada. Não são poucos os casos que comissões provisórias de partidos federados foram abertos apenas para prejudicar a tática   petista.
7) Propomos que o PT tenha seminário de avaliação do uso do FEFC (Fundo especial de Financiamento de campanha) e de debate sobre critérios de distribuição para o futuro.
8) dentre outras;

Nos próximos dias a corrente interna lançará as diretrizes norteadoras do movimento pelo PT AVANTE, além das pautas já mencionadas, a Corrente já se manifestou incisivamente contra a proposta absurda de “fusão cruzada PT e PP”, sugerida por membros de outras forças políticas internas, e considera que é preciso pensar, prioritariamente, em ressignificar a luta do PT com a classe trabalhadora, tendo cuidado com a ampla coalizão política que tem prejudicado os Diretórios municipais e suas bases, desrespeitando muitas vezes as decisões internas dos dirigentes do interior, a exemplo do que aconteceu nas últimas eleições de 2024.

A plenária contou com ampla participação de filiados da capital e do interior, além de líderes sindicalistas, militantes populares, coordenadores setoriais e membros dos diretórios nacional, estadual, e municipal.

Na oportunidade colocaram o nome de Gil Kairós à disposição para disputar a Presidência do Diretório Estadual, por ter um relevante trabalho na formação política em todo o estado do Piauí e reafirmaram o nome do Presidente Magalhães para continuar trabalhando e fortalecendo o PT na cidade de Teresina.