Datafolha: maioria dos eleitores de Ciro e Doria votaria em Lula contra Bolsonaro

Segundo o diretor do Datafolha "é quase impossível tirar Lula ou Jair Bolsonaro do segundo turno"

Foto: Divulgação
Ciro e Doria

A nova pesquisa Datafolha indica que a maioria dos eleitores de Ciro Gomes e João Doria preferem Lula a Bolsonaro.

Num provável segundo turno entre o ex-presidente e o atual, 58% dos ciristas optam por Lula e 17% escolhem Bolsonaro. 26% votariam nulo.

Entre os eleitores tucanos, a diferença é menor, mas o petista ainda registra uma larga vantagem. 42% dizem que votariam em Lula, contra 23% que escolheriam Bolsonaro, enquanto 35% não querem nenhum dos dois.

Segundo a pesquisa, Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno com 44%, contra 26% de Bolsonaro.

Mauro Paulino, diretor do Datafolha, decidiu jogar água nos planos da “terceira via”. Ao Globo, ele disse que que o antibolsonarismo e o antipetismo não bastam para o candidato nem Lula, nem Bolsonaro. “Como Lula e Bolsonaro têm empatia forte em seus públicos, a rejeição acaba não sendo tão decisiva por si só”.

Mauro disse também que "a rejeição a Bolsonaro entre aqueles com renda superior a dez salários mínimos caiu 13 pontos e chegou a 45%, abaixo do índice geral, enquanto o número de avaliações positivas (ótimo ou bom) subiu de 32% para 36%. Tanto nesta faixa quanto entre os que ganham acima de cinco salários mínimos, Bolsonaro tem 42% das intenções de voto, quase o dobro de Lula”.

Em outras palavras: é quase impossível tirar Lula ou Jair Bolsonaro do segundo turno.