Das dez músicas mais tocadas nas rádios do país nos últimos dez anos, apenas uma é brasileira

Levantamento foi feito pelo ECAD para o Dia da Música, comemorado no dia 1º de outubro

Foto: Arquivo

 

PorJulinho Bittencourt, na Fórum 

No dia 1º de outubro é comemorado mundialmente o Dia Internacional da Música. Muito que bem, essas datas não têm e nem nunca tiveram lá muita importância. Este ano, no entanto, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais), resolveu fazer um levantamento para comemorar a efeméride e o resultado foi terrível para nós, brasileiros.

Das dez canções mais tocadas nas rádios das cinco regiões do país, nos últimos dez anos, apenas uma é brasileira. Mas calma, que a coisa fica ainda pior. No país de Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano e Paulinho da Viola, a contemplada foi “Fugidinha”, da dupla Rodriguinho e Thiaguinho, sucesso absoluto na voz do cantor Michel Teló.

Pra quem, assim como eu, não lembra ou não tomou conhecimento da obra, “Fugidinha” é aquela assim:

O jeito é dar uma fugidinha com você
O jeito é dar uma fugida com você
Se você quer
Saber o que vai acontecer
Primeiro a gente foge
Depois a gente vê

Das outras nove, a coisa não foge muito do pop romântico, enfim, das tolas canções de amor. Em primeiro lugar, ficou o chicletão “I Want To Know What Love Is”, de Mick Jones, sucesso da banda americana Foreigner. Se você esteve vivo no período e vivendo no planeta terra, com certeza já ouviu a dita cuja.

A lista ganha alguma dignidade com a segunda colocada, outra baladona romântica, desta vez da banda britânica Coldplay. Se você apostou em “Paridise” acertou. Em terceiro ficou a ótima e divertida “Happy”, do multitarefa Pharrell Williams, um dos pontos altos da lista.

Em quarto lugar aparece a onipresente cantora Adele, com sua bela balada “Set Fire To The Rain”. Logo a seguir, a ótima dupla de franceses Daft Punk, com a canção “Get Lucky”, do antológico álbum “Random Acess Memory”, que por coincidência ou não, conta com a participação de Pharrell Williams e também de Nile Rodgers.

Em sexto lugar, Jason Mraz emplacou a sua bela “93 Million Miles”. Depois dele, Adele volta à lista com “Someone Like You”. A cantora foi a única a colocar duas canções no levantamento. Em oitavo, pra não fugir do óbvio, aparece Bruno Mars, com When i Was Your Man”.

Em nono lugar, pouco antes da nossa “Fugidinha”, aparece a banda de reggae-fusion canadense Magic!, com “Rude”, um alegre, divertido e frustrado pedido de casamento. Diante de tanto sucesso, o pai da noiva deve ter se arrependido da sua resposta.

No final das contas, em contraponto com décadas passadas, onde alguns poucos artistas, como Beatles, Elvis e congêneres, engoliam as paradas de sucesso de ponta a ponta, parece que as coisas ficaram um pouco mais diversificadas.

A despeito disso, o pop romântico, no entanto, e ao que tudo indica, continua e vai continuar mantendo a indústria da música por muito tempo ainda.