Convenções do PT: "onda vermelha" toma conta do Piauí

Sem medo de ser vermelho

Foi na primeira vitória eleitoral do PT para a presidência da República e para o governo do Piauí, na vitoriosa campanha de 2002, que se cunhou a expressão “onda vermelha”. Na ocasião o Brasil e o Piauí perdiam o medo do PT e aderiam com força ao Partido elegendo Lula e Wellington Dias.

As bandeiras e o vermelho do PT invadiam os espaços onde era possível expressar a vontade eleitoral naquele momento.

No Piauí, pela iniciativa de Joaquim Almeira e Avelino Neiva - dois coordenadores da campanha de Wellington Dias - a Ponte Presidente Juscelino Kubitschek , (da Agespisa) foi coberta por bandeiras vermelhas de ponta a ponta. Passado alguns dias, as bandeiras foram roubadas pelos adversários que usaram carro do governo do estado, desencadeando crise na campanha de Hugo Napoleão, então governador e candidato à reeleição (PFL).

Agora em 2024, vive-se clima parecido. Embora a campanha do favorito candidato Fábio Novo à prefeitura de Teresina não tenha eleito o vermelho como cor principal de marca, o interior do Estado exibe a tonalidade à exaustão.

Nestes dias de convenções partidárias as campanhas petistas do interior exibem com alegria e destemor as bandeiras petistas e o vermelho têm predominância de forma marcante.

A seguir imagens de convenções do PT pelo interior do Piauí: