Conheça os medalhistas olímpicos do Piauí

A saga piauiense teve inicio em Atlanta (1996), seu auge em Londres e agora volta ao pódio após 12 anos.

O Piauí voltará para o pódio olímpico após 12 anos. A jogadora de futebol, Adriana, que marcou um dos gols na vitória por 4 a 2 diante da Espanha, pela semifinal olímpica, terá uma medalha no sábado (10), quando a seleção brasileira disputa a final diante dos EUA.

A medalha vem após as conquistas de Sara Menezes (ouro no judô) e Rômulo (prata no futebol), nos Jogos de Londres, em 2012.

O pioneiro

A primeira medalha entre os piauienses veio com Zé Maria no futebol, nos Jogos de Atlanta. Depois que a Seleção se classificou em primeiro lugar no Grupo D, o time foi desclassificado pela Nigéria nas semifinais. Diante de Portugal, o Brasil aplicou um sonoro 5 a 0 e conquistou o bronze.

O grande feito

As Olímpiadas de Sydney, nos anos 2000 foram um marco para além da virada do século. Na equipe do revezamento 4x100m no atletismo, Cláudio Roberto de Sousa voltou para casa com a prata no pescoço. A equipe do Brasil era formada por Vicente, Edson, André e Claudinei e cravou um tempo de 37s90, atrás dos EUA (37s61) e à frente de Cuba (38s04).

Londres e a virada de chave

Nos jogos de Londres, em 2012, as emoções foram ainda mais intensas, o picoense Rômulo foi prata com a seleção brasileira de futebol que caiu diante do México na decisão. Ainda mais emocionante foi a medalha de ouro de Sarah Menezes na categoria até 48kg no judô. Primeira campeã olímpica pelo Brasil na modalidade, Sarah, técnica da seleção brasileira de judô desde o fim de 2021 fez parte também da conquista do bronze de Larissa Pimenta e o ouro de Beatriz Souza. 

Maga

Adriana agora entrará para este panteão sagrado do Piauí, no momento em que pisar no gramado e ver a bola rolar. Toda a torcida piauiense vibrará para que a medalha de ouro encontre a Maga, capitã da seleção feminina de futebol.

Confira o quadro

Piauienses medalhistas olímpicos:

🥇 Sarah Menezes (Ouro em Londres 2012)
🥇 Adriana Silva (Prata ou Ouro em Paris 2024)
🥈 Cláudio Roberto (Sydney 2000)
🥈 Rômulo (Londres 2012)
🥉 Zé Maria (Atlanta 1996)