O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje, 22 de outubro, o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O documento pode ser acessado na Página do Participante e contém informações importantes, como número de inscrição, data, hora e local da prova. Também indica se o participante terá direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social, quando aplicável. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os participantes levem o cartão nos dias das provas, que acontecerão em 3 e 10 de novembro.
Para acessar o cartão, os inscritos devem usar o login único da plataforma gov.br. Caso não lembrem a senha, é possível recuperá-la acessando a página acesso.gov.br, inserindo o CPF e clicando em "Avançar". Em seguida, é só selecionar a opção "Esqueci minha senha" e escolher uma das várias formas disponíveis para gerar uma nova senha, que incluem o uso do aplicativo gov.br, internet banking de bancos conveniados, e-mails ou mensagens de texto (SMS).
Aplicação
No primeiro dia do Enem, além da redação, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, os participantes responderão às questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, totalizando 45 questões em cada área.
Sobre o Enem
O Enem é um importante exame que avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de 20 anos, tornou-se a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e por programas como o Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam o Enem como critério de seleção. Os resultados podem servir como critério único ou complementar para processos seletivos e também são utilizados para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados do Enem podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros que desejam cursar a educação superior naquele país.