Concursos federais: vem mudança ai. Enem é inspiração

Governo Lula quer unificar concursos para órgãos federais com modelo similar ao Enem

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck

 

DCM - O governo Lula estuda criar uma prova nacional para unificar concursos públicos para cargos federais. A medida está sendo desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, chefiado por Esther Dweck, que deve apresentar a proposta a possíveis órgãos interessados. 

A prova deve ter um modelo inspirado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com perguntas de conhecimentos gerais e específicas, relacionadas às áreas dos candidatos. O exame deve ser levado a localidades mais remotas do país e gerar um custo mais acessível.

Estudo provisório da pasta prevê que 180 cidades vão receber o exame, a maioria delas no Nordeste, Norte e Sudeste. Para a ministra, a medida “é um processo de democratização” e “reforça o fortalecimento do Estado brasileiro”.

“A gente tem feito conversas, vários órgãos se interessaram, mas ainda não está tudo pensado. O modelo ainda não está fechado, mas já temos muitos pontos pensados para apresentar. Amanhã ainda é um dia de escuta. Existe um grupo do governo muito empenhado em fazer isso”, diz Dweck.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e a AGU (Advocacia-Geral da União) já foram consultados sobre a viabilidade do projeto. O novo modelo será usado para preencher órgãos federais que estão há muito tempo sem concursos ou que têm as provas realizadas em grandes cidades.