Comunidade Quilombola de Sussuarana terá título de terra entregue na segunda-feira (22)

O Piauí passou de 15 para 34 Comunidades Quilombolas tituladas entre junho de 2023 a junho de 2024.

Na próxima segunda-feira (22), o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) entregará o título coletivo de propriedade de terra para a Comunidade Quilombola Sussuarana, localizada em Piripiri. Composta por 100 famílias, o quilombo tem mais de 100 anos de existência.

A agricultura de subsistência, extrativismo vegetal e criação de pequenos animais são os principais meios de sobrevivência da Comunidade Quilombola, que foi fundada em um local que servia como cruzamento de antigos caminhos e um atalho para implantação de currais e fazendas no Piauí escravista.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância da entrega deste título. “De junho de 2023 a junho de 2024, o Interpi saiu de 15 territórios titulados para 34, consolidando-se como referência nacional em regularização fundiária. A entrega do título para a Comunidade Quilombola Sussuarana representa não apenas a garantia de direitos, mas também o reconhecimento de uma história de luta e resistência que atravessa gerações”, afirmou.

Recentemente, o Interpi entregou os títulos coletivos das Comunidades de Tanque de Cima, Macacos, Pitombeiras e Caraíbas.