Como assim? “Peida Leite”? Quem é “Peida Leita”?

Traficante que lidera grupo criminoso no Espírito Santo não é exatamente uma figura de relevo e notoriedade nacionais, mas o brasileiro está eternamente na 5ª série

Nesta quinta-feira (17), quem acessou os portais de notícias brasileiros se deparou com uma mesma chamada que rapidamente ganhou destaque nas redes sociais: “Peida Leite”.

Mas o que é “Peida Leite”? Para esclarecer, esse é o apelido de Rhuan Cannygia Chenneman Batista, de 27 anos, apontado pela Polícia Civil do Espírito Santo como um membro de alto escalão da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV). Ele seria o braço direito de Fernando Moraes Pimenta, conhecido como Marujo, líder da quadrilha.

De acordo com as autoridades, “Peida Leite” é responsável pela distribuição de drogas no bairro São Geraldo, em Cariacica, e em pontos do bairro Aribiri, em Vila Velha. Ele também teria a missão de expandir os negócios da facção para outras regiões do estado. Na hora da prisão, estava com uma pistola automática e um caderno contendo anotações de "salves" de lideranças presas do grupo.

Embora a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo classifique “Peida Leite” como um criminoso perigoso e um líder importante da facção, a repercussão em massa nas mídias e nas redes sociais se deve, em grande parte, ao seu apelido peculiar. Isso reflete um aspecto curioso da cultura brasileira, que muitas vezes parece permanecer na leveza da infância.