Cobrado pelo Centrão, Lula se reúne com Wellington Dias hoje

Na quarta-feira (30), o primeiro item da agenda de Lula é uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias

Foto: Ricardo Stuckert
Lula e Wellington Dias

Hoje, o primeiro item da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Esse encontro pode render a criação de uma 39ª pasta no governo. Esse talvez novo ministério teria algumas prerrogativas que seriam, hoje, do Ministério do Desenvolvimento Social”. 

O Desenvolvimento Social já era cobiçado pelo Progressistas – partido do presidente da Câmara, Arthur Lira. Mas, o ministro Wellington Dias é um aliado de “primeira hora” do presidente Lula.

Reforma ministerial pendente

O presidente Lula confirmou ontem que criará o Ministério da Pequena e Média Empresa. Se confirmada, será a 38ª pasta do atual governo.

Desde o primeiro semestre, o governo Lula se articula para realizar uma reforma ministerial. O objetivo principal, já reconhecido pelo próprio presidente, é o de atrair para o governo partidos como União Brasil, PP e Republicanos, do chamado "Centrão".

E, em contrapartida, consolidar o apoio dessas bancadas aos temas de interesse do governo no Congresso.

Até o momento, apenas uma troca foi concretizada: no Ministério do Turismo, saiu Daniela Carneiro (União-RJ, mas em migração partidária) e entrou Celso Sabino (União-PA).