Ciclone e massa de ar: chuva forte e frio intenso voltam a atingir o RS

A formação do ciclone extratropical vai intensificando as tempestades e elevando os volumes de chuva previstos

Foto: Reprodução
Morador limpa lama deixada após águas abaixarem depois de enchente no Rio Grande do Sul

Um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, próximo ao território gaúcho, e a chegada de uma massa de ar frio de origem polar estão gerando instabilidade na região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a semana será marcada por chuvas intensas e queda de temperatura em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre esta terça-feira (21) e sexta-feira (24), os acumulados de chuva podem exceder os 100mm no RS, conforme relatório do órgão.

A formação do ciclone extratropical “aumentará o contraste térmico entre o vento quente e úmido do norte e o ar frio do sul, intensificando as tempestades e elevando os volumes de chuva previstos”.

Sul

Na região campestre do Rio Grande do Sul e na Serra do Sul, as temperaturas mínimas devem se aproximar ou até mesmo ficar abaixo de zero.

Em Porto Alegre, a previsão é de mínimas abaixo de 10°C a partir de sexta, com sensação térmica baixa. O risco de geada é esperado tanto no RS quanto em Santa Catarina.

Rajadas de vento superiores a 80 km/h e queda de granizo são eventos possíveis. O maior volume de chuva é previsto no deslocamento da frente fria do sul para o norte do estado. Segundo o Inmet, “novos transtornos são possíveis devido à forte instabilidade prevista”.

Sudeste

O deslocamento da frente fria também terá impacto na sexta-feira em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Inmet menciona que o avanço dessa massa de ar polar irá quebrar “o bloqueio atmosférico e a sequência de dias quentes observada ao norte do PR e parte do Brasil central e Sudeste”.

O Climatempo prevê que a queda de temperatura será mais acentuada durante o final de semana em áreas do Sul, São Paulo, centro-sul do Mato Grosso do Sul, e municípios do interior e sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

No Rio de Janeiro, os termômetros devem oscilar entre 19°C e 26°C nesta terça, com tendência de queda e possibilidade de chuvas isoladas. Em São Paulo, as temperaturas variam entre 16°C e 24°C na terça, aumentando para 17°C e 29°C na quarta (22), com previsão de chuva apenas na sexta.

Em Belo Horizonte, as temperaturas oscilam entre 16°C e 28°C nesta terça, com mínima de 17°C na quarta. Em Vitória, por sua vez, os dias serão mais quentes, com máxima de 29°C na terça e podendo chegar a 30°C na quarta.

Com informações do DCM