CEARÁ: PF faz operação na Câmara dos Deputados contra fraudes em licitações

O deputado Júnior Mano é suspeito de desvio de verbas públicas e fraudes em licitações

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Underhand, que investiga um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e contratuais. O deputado federal cearense Júnior Mano (PSB-CE) é um dos alvos da ação, que incluiu buscas em endereços ligados ao parlamentar.

Autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em municípios do Ceará — Nova Russas, Fortaleza, Eusébio, Canindé e Baixio — e também em Brasília. A investigação conta com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).

Gilmar Mendes determinou ainda o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas suspeitas de envolvimento no esquema. Segundo a PF, a medida visa interromper movimentações financeiras ilícitas e garantir recursos para possível ressarcimento aos cofres públicos.

Além das buscas, o ministro autorizou o acesso aos dados de celulares apreendidos e a abertura de uma investigação específica para apurar o eventual envolvimento de autoridades com foro privilegiado na destinação e execução indevida de emendas parlamentares.

Esquema de troca de verbas por pagamento ilegal

De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa investigada articulava o direcionamento de verbas federais para prefeituras cearenses, com a exigência de repasses ilegais em contrapartida. O grupo também teria manipulado processos licitatórios por meio de empresas controladas pelos próprios envolvidos.

As suspeitas incluem crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fins eleitorais.

Perfil do deputado

Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior, conhecido como Júnior Mano, tem 40 anos e é natural de Nova Russas, interior do Ceará. Iniciou sua carreira política como vice-prefeito de sua cidade natal em 2016. Em 2018, foi eleito deputado federal, e em 2022 conquistou a reeleição com 216.531 votos, sendo o segundo mais votado do estado.

Empresário e administrador, Mano integra atualmente as comissões de Saúde e de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional na Câmara dos Deputados.

Em 2024, foi expulso do Partido Liberal (PL) após apoiar publicamente a campanha de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza. Hoje, está filiado ao PSB.

Até a última atualização desta reportagem, o deputado não havia se manifestado sobre a operação.