A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina é um espaço que une os principais serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência. De janeiro a junho de 2025, a instituição já prestou 9.084 atendimentos, levando em consideração que uma mesma pessoa é atendida em vários serviços disponbilizados local. O número reflete o fortalecimento da rede de proteção às mulheres piauienses.
Desde sua inauguração, em março de 2024, a unidade já atendeu 3.232 mulheres. Somente neste ano, 1.295 mulheres buscaram atendimento pela primeira vez na instituição.
A Casa da Mulher Brasileira presta atendimento humanizado, respeitoso e acolhedor, evitando a revitimização. “Na casa, a mulher, ao chegar, vai ser atendida por uma profissional especializada, se ela desejar registrar boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva, ela fará em um único espaço. Caso a mulher necessite do alojamento de passagem, com os seus filhos, ela também terá”, destaca a coordenadora estadual da CMB, Andréa Bastos.
Entre os atendimentos realizados este ano, destacam-se 536 pedidos de medidas protetivas feitos pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM/CMB), com 551 medidas já deferidas pelo 2° Juizado de Violência Doméstica que funciona nas instalações física da casa.
Organização por cores e serviços oferecidos
Para facilitar a locomoção e o atendimento das mulheres, os serviços da casa são identificados por cores, conforme os serviços oferecidos:
- Bloco Lilás: Acolhimento e triagem, apoio psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem, promoção da autonomia econômica por meio do Sine e Instituto de Identificação
- Bloco Laranja: Serviços da Justiça (2° Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher, Promotoria Especializada da Mulher e Defensoria Pública da Mulher)
- Bloco Verde: Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Patrulha Maria da Penha, Guarda Maria da Penha
- Bloco Amarelo: Central de Transportes
Oficinas, Geração de renda e autonomia econômica
Além do acolhimento em situações de violência, a CMB desenvolve ações voltadas à promoção da autonomia financeira das mulheres. Ao longo de seu primeiro ano de funcionamento, foram realizadas 44 oficinas de qualificação profissional, com mais de 900 mulheres participantes, destacamos a 1° Feira de Autonomia Econômica das Mulheres. Em 2025, já foram realizadas 33 oficinas de qualificação, com 343 mulheres participantes. Entre os projetos estão o Programa Qualifica Piauí, Elas Empreendem e o Programa Mulheres Mil.
Atenção permanente às mulheres em todo o estado
A Casa da Mulher Brasileira é o aprimoramento da Lei Maria da Penha, integrando em um único espaço os principais serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência. Em Teresina, a CMB está localizada na Av. Roraima, 2563 – Bairro Aeroporto, e funciona 24h por dia, todos os dias da semana.
Para mulheres de outros municípios, é possível buscar atendimento nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidade Básica de Saúde (UBS), Delegacias Especializadas (DEAMGV), Grupamentos da Polícia Militar ou delegacias de polícia.