Carga de meia tonelada de peixe é apreendida e distribuída no Piauí

Toda a carga foi apreendida e, posteriormente, doada à Secretaria de Assistência Social, que ficou responsável pela distribuição às famílias cadastradas no município.

Durante uma ação conjunta das operações Piracema e Força Total, a Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), apreendeu cerca de 500 kg de peixes que estavam sendo transportados de forma ilegal. O flagrante aconteceu na quinta-feira (23), na PI-140, na localidade Serra Vermelha, em São Raimundo Nonato.

O transporte irregular dos peixes configura crime ambiental, em desacordo com a legislação vigente. Toda a carga foi apreendida e, após a operação, doada à Secretaria de Assistência Social, que ficou responsável por distribuir os peixes para as famílias cadastradas no município.

A ação foi coordenada pelo capitão Odair, com o apoio do soldado Castro e dos cabos Lia e Israel. A operação reforça o compromisso da Polícia Militar com a proteção ambiental e o combate às práticas predatórias, especialmente em períodos críticos como a piracema, que visa a preservação da reprodução dos peixes. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado contra o proprietário da carga.

Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), a pesca, o transporte ou a comercialização de peixes durante períodos de defeso, como a piracema, é considerada crime. A pena para essa infração pode variar de multa a detenção, dependendo da gravidade da conduta.