O projeto Skate Escola em Oeiras começou no ano de 2014, na praça da Juventude, com o instrutor James Piva, de Teresina. Ele dava aulas de skate todos os finais de semana e realizou essa atividade durante seis meses. Após esse período, o professor deixou como responsáveis pela escolinha os alunos Kaique Ribeiro e o Edney Ferreira, que deram continuidade ao projeto na cidade. Após o falecimento do instrutor Edney Ferreira, o trabalho seguiu com o instrutores Kaique Ribeiro e Gabriel Rodrigues.
O Skate Escola tem como objetivo propor um momento de lazer, diversão, prevenir o uso de drogas e ofertar uma perspectiva de vida para as crianças e jovens atendidos: que é poder viver do esporte, ter ele como profissão.
O projeto já atendeu crianças e jovens através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV). Atualmente, ele segue de forma independente todos os sábados, a partir das 17h.
Foto: Arquivo pessoal
Os alunos já participaram de competições municipais, de campeonatos estaduais como Circuito Piauiense de Skate em que alcançaram boas colocações na etapa Oeiras, tanto na categoria Mirim, Feminino, Iniciante e Amador. Participaram também da Seletiva Nordestina de Skate em Teresina e do Campeonato Amador Brasileiro em Lauro de Freitas, na Bahia. Todas essa participações ocorreram no ano de 2021.
Um desses alunos é o Carlito Júnior, campeão da etapa Oeiras do Circuito Piauiense de Skate 2021, que vive uma realidade vitoriosa no skate, mas na sua vida pessoal está precisando da ajuda da sociedade piauiense para ter uma moradia digna para toda a sua família. Está sendo realizada uma campanha solidária para ajudar dona Luzia, mãe do skatista, para realizar o sonho de ter uma moradia melhor para os seus filhos.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Campanha solidária
A casa que a família mora é de taipa e está toda deteriorada. Veja o vídeo da campanha:
O pensarpiauí conversou com o treinador Kaique Ribeiro e com o atleta Carlito Júnior. Confira os depoimentos na íntegra:
Como ajudar
Quem se sensibilizar e poder ajudar, as doações podem ser feitas através do Pix:
Chave: CPF: 056.739.853-63/ Kaique de Sousa Ribeiro
Telefone para mais informações:
Kaique Ribeiro: (89) 99458 8363
Albertin: (89) 99439 0986/ Dona Luzia (89) 8811 4984