Câmara de Teresina: vereadores do PT falam sobre reeleição de Enzo Samuel

O pensarpiauí perguntou aos vereadores petistas sua posição sobre as eleições para a mesa da Casa

Passadas as eleições em Teresina, a política inicia imediatamente o debate sobre a composição do novo governo e na Câmara Municipal de Teresina não seria diferente. Agora, o tema em voga entre os parlamentares eleitos pelo Partido dos Trabalhadores é sobre quem deve assumir a presidência da CMT.

Se antes do pleito o PT já havia fechado um acordo com Enzo Samuel (PDT), vereador reeleito da Casa e candidato à presidência, recentemente, a discussão parece ter virado para outro lado. O vereador eleito Joaquim do Arroz afirmou que, por ter a maior bancada, o Partido não deveria se restringir a única possibilidade em Enzo, e estudar o lançamento de uma candidatura própria. O tema também teve lastro na militância petista, que vê isso como uma possibilidade. 

O pensarpiauí entrou em contato com os vereadores petistas para saber se suas posições se mantinham iguais à reunião sobre Enzo Samuel. Vereadora reeleita, Elzuila Calisto afirmou que seu compromisso com o quadro do PDT se mantém firme. 

O vereador, também reeleito, Gustavo de Carvalho se pronunciou através de sua assessoria, que afirma que o alinhamento feito com outros parlamentares da sigla "segue em pé". "Gustavo de Carvalho (PT) afirma que seguirá defendendo a manutenção do nome do vereador Enzo Samuel (PDT) para presidir a Câmara Municipal de Teresina no próximo biênio, alinhamento feito com outros parlamentares da sigla", afirmou. 

João Pereira também se manifestou sobre as declarações de Joaquim do Arroz. Ao pensarpiauí, ele disse ver o debate como uma "posição isolada" entre os parlamentares petistas e "acredito eu que [seja] opinião pessoal. Nada além disso". 

Para Venâncio, a possibilidade é de que a CMT comece o mês de novembro já unificada em torno de Enzo Samuel reeleito presidente da casa para o próximo biênio.

"Eu estou indo para o terceiro mandato na Câmara e as eleições de presidente se estendem até a véspera, mas todas que eu participei foram tranquilas e harmônicas e eu acho que vai se estender por esse caminho. Passa uma eleição e todo mundo tem vontade de presidir a Casa, o que faz parte obviamente, mas eu acredito que a depender dos ânimos e da linha do Dr. Silvio, que eu acredito que esteja muito mais preocupado com gestão do que com política, creio que começamos novembro com a Casa unificada", ressaltou. 

O Partido dos Trabalhadores tem a maior bancada da CMT com sete vereadores eleitos. O segundo partido mais votado é o PRD, com quatro parlamentares, seguidos pelo PP, MDB e PDT com três cada.

O pensarpiauí também tentou contato com os vereadores Dudu e Deolindo Moura, mas não obteve resposta até a publicação deste material. O espaço segue aberto para manifestação e o material será atualizado assim que os parlamentares dialogarem conosco.