"Bom dia, boa tarde, boa noite Lula". Lula encontra integrantes da Vigília Lula Livre

"Um significado tão importante na minha vida", afirmou o ex-presidente sobre o encontro em Curitiba

Foto: Montagem pensarpiauí
Lula Livre

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, ontem, em Curitiba (PR), um encontro com participantes da Vigília Lula Livre. Integrantes da Vigília permaneceram por 580 dias diante da sede da Polícia Federal na capital paranaense, em apoio a Lula, enquanto ele estave preso, por ordem do ex-juiz Sérgio Moro, considerado parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foi a primeira vez que o petista voltou à capital paranaense após sair da prisão. 

"Eu sempre agradeço a Deus, que sempre foi muito generoso comigo, porque, mesmo depois de me jogarem em um poço, de jogarem toneladas de mentiras contra mim, eu encontrei vocês que eu nem conhecia, e a dedicação de vocês, a confiança de vocês me ajudou a sobreviver em uma cela", afirmou. "Ouvir o grito de bom dia, boa tarde, boa noite de vocês era música para os meus ouvidos. Nunca imaginei que isso que a gente não liga no dia-a-dia ia ter um significado tão importante na minha vida", complementou.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que acompanhou o ex-presidente, agradeceu os advogados de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins, os advogados Manuel Caetano e Luiz Carlos da Rocha, que visitaram e estiveram com o petista todos os dias durante a prisão, mas lembrou da importância fundamental da luta política da Vigília. "Foi a luta de vocês que manteve viva essa esperança para o povo brasileiro, quando ninguém acreditava".

Emocionada, Janja, mulher do ex-presidente, agradeceu os participantes da Vigília, com os quais conviveu durante toda a prisão do presidente. "Hoje ele está aqui com a gente e eu não tenho palavras para agradecer vocês, para que a gente pudesse viver nosso amor aqui do lado de fora" .

Houve uma referência especial a participantes da Vigília que faleceram por problemas de saúde. A maioria deles, inclusive um membro da equipe de segurança do ex-presidente, durante a pandemia por complicações decorrentes da covid-19.