O presidente Jair Bolsonaro (ex-PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL) decidiu retirar recursos destinados às prefeituras para a educação de crianças carentes. A informação é da Folha.
O projeto é uma proposta do novo programa social do governo, o Auxílio Brasil. O mesmo projeto estabelece o pagamento de voucher diretamente para creches privadas.
Objetivo de Bolsonaro
O governo derrubou um dos pilares do Brasil Carinhoso, programa criado em 2012 para garantir o acesso de crianças na educação infantil. O objetivo é de complementar a política de transferência de renda do Bolsa Família.
O trecho revogado obrigava a União a repassar uma ajuda financeira adicional para vagas em creches e desenvolvimento educacional de crianças que sejam de famílias beneficiárias de programas sociais.
Porém, o atual presidente quer que sejam feitos repasses de dinheiro público diretamente para as creches credenciadas pelo governo, podendo inclusive ser do setor privado.
Bolsonaro criou o Auxílio Brasil de olho em 2022. O objetivo é substituir o Bolsa Família, programa associado à gestão petista.
Pesquisas eleitorais apontam que o principal adversário do presidente na corrida eleitoral do próximo ano é Lula (PT).