Bolsonaro revela: "O Ciro não está apaixonado por mim, mas me namora"

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (20) que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) quer que ele se filie ao partido

Foto: Parlamento Piauí
Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira

MSN- O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) quer que ele se filie ao partido. Deu a declaração em evento de liberação da  ponte estaiada sobre o Rio Parnaíba, em Santa Filomena (PI).

“Fui do PP dele por muito tempo. O Ciro não está apaixonado por mim não, mas está me namorando. Ele quer que eu retorne ao Partido Progressistas. Quem sabe? Se ele for bom de papo, quem sabe a gente volte para lá. É um grande partido”, disse.

Em março, Bolsonaro disse que estava “namorando” uma sigla na qual poderia ser dono de sua estrutura partidária, mas não disse qual. Antes já havia dito que, se seu novo partido, o Aliança pelo Brasil, não fosse formado até março, procuraria outro.

Na última semana, as negociações com o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) travaram depois de a presidente nacional da sigla, Aldineia Fidelix, discordar das condições estabelecidas pelo chefe do Executivo para comandar o partido.

Bolsonaro já disse publicamente que pretende chefiar a estrutura da sigla na qual deve disputar a reeleição em 2022. Não quer sofrer reveses como aconteceu no PSL. O PP, porém, tem grande estrutura partidária. As opções levantadas até o momento foram de siglas menores, como o o PMB (Partido da Mulher Brasileira) –que aprovou  a mudança de nome para Brasil 35–, o Democracia Cristã e o Patriota.

Ala do PSL que nunca fechou as portas ao presidente também voltou a conversar diretamente sobre eventual retorno. Deputados da sigla contrários à ideia, porém, admitem já analisar mudanças de partido. Cerca de 15 poderiam deixar o PSL caso Bolsonaro retorne.

Liberação de ponte

Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e outros integrantes do governo participaram hoje da liberação da ponte estaiada sobre o Rio Parnaíba, interligando as regiões sul dos estados do Piauí e Maranhão pela BR-235. A ponte facilita o acesso entre os municípios de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA). A obra foi iniciada em 2019.

A ponte viabilizar o potencial econômico de desenvolvimento do Matopiba (região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), possibilitando que a produção de algodão do sul do Piauí chegue ao Porto do Itaqui de maneira mais rápida.

Participaram do evento, além de Bolsonaro e Tarcísio:

Fábio Faria (ministro das Comunicações);

Augusto Heleno (ministro do Gabinete de Segurança Institucional);

Pedro Guimarães (presidente da Caixa);

Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro);

Roberto Rocha (senador PSDB-MA);

Ciro Nogueira (senador PP-PI);