Bolsonaro joga propositalmente ao jogo da confusão

O comportamento de Bolsonaro faz com que muitas pessoas se sintam ainda mais confusas

Foto: IstoéDinheiro
Jair Bolsonaro

Esther Solano, no facebook  

47% dos brasileiros pensam que Bolsonaro não tem culpa pelas mortes da Covid-19. O quê dizem nossas pesquisas?


Temos os fascistas-negacionistas e temos os que não o são. Sobre estes há um ponto fundamental para entender, a questão da informação:


- Uma boa parte da população brasileira ainda não tem acesso real à informação e a sua compreensão. Não me refiro só a não ter internet no celular para além do Whatsapp, mas a não ter a cultura política que possibilita acessar à informação e incorporá-la à vida. Ler jornal e incorporar esta leitura é um processo que nada tem de trivial.

- Algo quase unânime nas nossas pesquisas é o total descrédito da grande imprensa. Esta seria manipuladora, mentirosa. As pessoas não confiam nos dados publicados. Frases como "não sei", "não tem como saber" são comuns nas falas. Acrescentem a isso a pouca credibilidade também da academia e da ciência como produtores de informação. Sentimento geral de confusão.

-O comportamento de Bolsonaro faz com que muitas pessoas se sintam ainda mais confusas. Ele nega a pandemia, parece preocupado com o emprego das pessoas... Ele joga propositalmente ao jogo da confusão.

-Acrescentem a rede de fake news, mais confusão ainda.

-Bolsonaro está tendo bastante sucesso jogando a culpa dos infectados e mortos nas costas de governadores e prefeitos.

-Junto com o descrédito na imprensa está a desconfiança ainda maior na política, e maior ainda em tudo o que simbolize a esquerda. Nosso discurso não chega à população porque não temos canais (não temos a grande imprensa, não temos as redes e não temos o território). Quando nosso discurso chega é visto com enorme desconfianca porque nós, como interlocutores, fomos criminalizados e descartados estes últimos anos.

Esse é o tamanho do problema...