Bolsonarista Latino divulga vídeo mentiroso de Lula e TSE manda tirar do ar

Cantor publicou imagens manipuladas que distorciam a fala do petista em ato de 2017

Foto: Divulgação
Latino divulga fake news

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino determinou, neste sábado (3), que seja apagado do perfil do cantor Latino um vídeo editado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo, gravado em 2017, foi alterado de modo a sugerir que Lula estava dizendo que os presentes a um ato organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) eram "vagabundos", "bandidos" e "traficantes". A decisão também abarca outros perfis que compartilharam o conteúdo.

Originalmente, Lula tinha dito em sua fala, em 2017: "Primeiro, é importante que eles saibam quem são vocês. A primeira coisa que eles têm que saber é que aqui não tem vagabundo, aqui não tem traficante, aqui não tem bandido e muito menos bandida. Aqui têm homens e mulheres, mães e pais que certamente ou ainda estão trabalhando ou já trabalharam e foram mandados embora e que eles não querem confusão". No vídeo postado por Latino, porém, a edição  corta trechos para induzir quem assiste a achar que Lula estava dizendo o contrário.

"Os comentários eu deixo por conta de você. O Lula sendo Lula", diz Latino na mensagem, que inclui emojis de vômito. 
Na ação, o PT lembra que o vídeo manipulado foi publicado nos perfis do cantor no Twitter, com 1,5 milhão de seguidores, e republicado também no TikTok, tendo atingido 1,1 milhão de visualizações.

A frase verdadeira de Lula você pode ouvir no video abaixo na minutagem: 1:20:10