Baleia de 11 metros é encontrada morta no litoral do Piauí

Animal foi encontrado em estado avançado de decomposição

Uma baleia cachalote foi encontrada morta e encalhada na manhã desta terça-feira (19) na Praia de Maramar, em Luís Correia, no litoral do Piauí. O animal, que estava em estado avançado de decomposição, foi descoberto por um membro do Instituto Tartarugas do Delta, residente nas proximidades do local.

De acordo com a vice-presidente do Instituto, a bióloga Werlanne Mendes, a retirada do animal já foi iniciada para que ele seja enterrado. A Prefeitura de Luís Correia disponibilizou uma retroescavadeira para auxiliar na operação.

“A equipe de campo do Instituto Tartarugas do Delta foi acionada para dar início ao processo de remoção da carcaça da praia e, em seguida, realizar o enterro. Precisamos fazer isso durante a maré baixa. Quando recebemos a informação da equipe, também acionamos os parceiros institucionais, como IBAMA, ICMBio, APA, o policiamento ambiental, o 24º BPM e, principalmente, a Prefeitura de Luís Correia, que prontamente cedeu a retroescavadeira”, explicou a bióloga.

Werlanne afirmou que a baleia, com aproximadamente 11 metros de comprimento, estava em avançado estado de decomposição e se partiu ao meio ao chegar à praia. Ela destacou que, devido ao estágio de decomposição, não é possível determinar a causa da morte do animal.