Assistentes Sociais incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid

A iniciativa foi do deputado Francisco Costa (PT)

Foto: Divulgação
Assistentes Sociais

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão de hoje (11) requerimento do deputado Francisco Costa (PT) solicitando que os órgãos gestores da saúde no Piauí (Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Municipal de Teresina e as secretarias municipais), incluam Assistentes Sociais no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Reconhecidos como trabalhadores essenciais ao controle da pandemia, uma vez que são responsáveis pela oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios do Sistema Único de Assistência Social, os profissionais acabam ficando sujeitos à contaminação pelo coronavírus.

“Os profissionais da Assistência Social têm contato direto com pessoas não vacinadas ao realizarem seu trabalho de acolhimento à população em situação de rua, em abrigos e hospitais, no sistema prisional, fazendo visitas domiciliares. Considero justa a reivindicação que fazem de serem imunizados o quanto antes para garantia do direito à vida”, argumentou o deputado, que atendeu a uma reivindicação da categoria, cujo trabalho foi intensificado na proteção social aos indivíduos e famílias que vivem situações de vulnerabilidade e risco social.