Assédio a deputada: veja detalhes e repercussão do acontecido

Isa afirma que a luta seguirá: "Não é por mim, é por todas, até que nenhuma mulher mais seja assediada em nenhum espaço"

Foto: Alesp
Momento em que Fernando Cury abraça a deputada Isa Penna por trás durante sessão da Alesp

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) foi assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (Cidadania). O fato aconteceu em meio à votação do orçamento do Estado na Assembléia Legislativa de São Paulo na noite da quarta-feira (16).

Ontem, através das redes sociais, a deputada denunciou o fato e um vídeo das câmaras internas da Assembléia paulista comprova a denúncia de Isa Penna.

Após o acontecido ela disse que providências tomará:“Estou registrando formalmente a denúncia do ocorrido! E anuncio que procurarei obter o compromisso público do governador João Doria de que seu veto ao projeto de lei 113/2019 que fora aprovado pela casa, intitulado ‘Dossiê Mulher Paulista’, seja derrubado”.

O fato ganhou grande repercussão. A jornalista da CNN, Monalisa Perrone, abriu assim o noticiário da emissora:

Já o humorista Gregorio Duvivier foi às redes sociais nesta quinta (17) comentar o caso de assédio sexual de Fernando Cury a Isa Penna.

“Uma cena de abuso sexual no plenário da maior assembleia legislativa do país, ao vivo e diante de deputados. O que aconteceu com a deputada Isa Penna deve ser repudiado por todos os partidos. E o mínimo que se espera da ALESP é a cassação de Fernando Cury”, afirmou Duvivier.

A própria deputada (usando a tribuna da Alesp) afirmou que o que ocorreu com ela “não é um caso isolado” e representa “a violência política e institucional contra as mulheres”.

Ontem, o deputado Fernando Cury, pediu desculpas após ter passado a mão no seio da deputada.

Ele afirmou que o que ocorreu foi “um abraço” e nega que a tenha assediado.

Eu vi o vídeo, vocês viram o vídeo, o que tem de errado ali? Só se o meu entendimento for diferente do de vocês”, disse o deputado.

Cury ainda afirmou que faz isso com outras colegas da casa.

O partido Cidadania do deputado Cury emitiu nota de esclarecimento assinada por Arnaldo Jardim- presidente estadual do Cidadania de São Paulo e por Roberto Freire- presidente nacional do Cidadania : “Com relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, o Cidadania analisando as imagens, exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas. A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher que nenhuma pessoa pode macular. ”

As agressões machistas dos deputados paulistas não se resumem ao caso de Cury. O deputado estadual Gil Diniz tentou defender Fernando Cury da acusação de assedio. No meio de suas argumentações foi interpelado pela também deputada Mônica Seixas. Ele se descontrolou e passou a agredir verbalmente a outra psolista

Em entrevista à CNN, Isa Penna disse que se sente “exposta e violada” após o episódio ocorrido. 

Eu me sinto absolutamente exposta, eu me sinto absolutamente violada em diversos sentidos. Seja pelas minhas prerrogativas enquanto mulher eleita, pela prerrogativa das minhas funções, exercendo meu trabalho, exercendo meu papel ali, discutindo o orçamento. Eu me sinto enojada. O assédio é uma constante nos espaços políticos de poder”, afirmou a deputada.

O PSOL, partido de Isa Penna também emitiu nota sobre o lamentável acontecimento: 

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) foi assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (Cidadania) na última quarta, 16, em meio à realização da 65ª Sessão Plenária Extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quando estava em votação o orçamento do Estado.

Durante o início da Sessão, cujo registro público se encontra disponível no YouTube, é possível verificar que o deputado Fernando Cury conversa com o deputado Rodrigo Moraes (DEM), realiza um movimento em direção à deputada Isa Penna, e retorna a conversar com deputado Olim, que tenta impedi-lo com a mão de se dirigir novamente à deputada. 

Cury, no entanto, ignora o gesto e se posiciona atrás da deputada apalpando seus seios, no que é imediatamente repelido por Penna.

A deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores.

Ontem a deputada agradeceu, através de seu twitter as manifestações de apoio que tem recebido: 

"Hoje o dia foi difícil e a noite de ontem também. Queria agradecer todas as demonstrações de apoio. Amanhã a luta seguirá nossa. Não é por mim, é por todas, até que nenhuma mulher mais seja assediada em nenhum espaço!"