Relatos de várias regiões de Portugal, como Lisboa, Algarve e Coimbra, confirmam a ausência de luz, energia elétrica e acesso à internet. O problema afeta grande parte do país, embora os arquipélagos dos Açores e Madeira ainda tenham eletricidade — embora com falhas na rede de comunicações.
Em Espanha, cidades como Madrid e Barcelona também enfrentaram cortes de energia. O mesmo acontece em algumas zonas de França e Itália, como a Costa Basca e a região da Borgonha.
Segundo a E-REDES, a interrupção do serviço foi causada por uma falha na rede elétrica europeia, o que afetou diretamente a rede nacional portuguesa. A REN determinou cortes de energia controlados em áreas específicas para proteger a estabilidade do sistema elétrico. A reposição da energia está a ser feita de forma gradual.
Fontes oficiais indicam que o apagão está relacionado com avarias em linhas de muito alta tensão, com 400 mil volts. Em Espanha, foram afetadas várias comunidades autónomas, incluindo Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.
Em Lisboa, várias pessoas ficaram presas no metro devido à falha elétrica. O serviço de atendimento ao público do metro encontra-se encerrado, de acordo com o SAPO24.
Nos Açores, algumas ilhas ainda têm energia elétrica, e o arquipélago da Madeira ainda não foi afetado pelo apagão. No entanto, há relatos de ausência de rede móvel em ambas as regiões.
O SAPO24 também apurou que militares estão a ser convocados para os quartéis, com o objetivo de preparar uma estratégia de manutenção da ordem pública, uma vez que a ausência de semáforos já está a provocar acidentes rodoviários.
Apesar da extensão do problema, países como Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Dinamarca, Sérvia e até o Japão não registam quaisquer anomalias — nestas regiões, tudo está a funcionar normalmente.
A origem do apagão parece estar relacionada com falhas nas linhas de alta tensão que integram a rede elétrica europeia.