Alckmin dá camisa do Santos a Leão XIV: “Peixe é símbolo cristão”

Vice-presidente Geraldo Alckmin representou o Brasil na missa inaugural do papa Leão XIV neste domingo (18/5)

Durante sua visita ao Vaticano para representar o Brasil na missa inaugural do pontificado do Papa Leão XIV, o vice-presidente Geraldo Alckmin presenteou o novo pontífice com uma camisa do Santos Futebol Clube. O gesto foi divulgado nas redes sociais do vice-presidente neste sábado (17/5).

“É com grande honra que visito o Vaticano para representar o presidente Lula na cerimônia de posse do Papa Leão XIV, amanhã. Hoje, tive a oportunidade de me encontrar com nossos estimados cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, responsável pelas relações internacionais da Santa Sé. Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é um símbolo cristão e também um símbolo campeão!”, escreveu Alckmin.

A escolha do presente teve um duplo significado: além de o peixe ser um dos mais antigos símbolos do cristianismo, ele também representa o mascote do Santos, clube do coração de Alckmin.

O vice-presidente chegou a Roma na sexta-feira (16/5), acompanhado da esposa, Lu Alckmin, e do embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas. Ele foi o representante oficial do governo brasileiro na cerimônia, realizada neste domingo (18/5), marcando oficialmente o início do pontificado de Leão XIV.

A missa inaugural foi celebrada na Basílica e na Praça São Pedro, com início às 5h no horário de Brasília. O evento reuniu dezenas de líderes mundiais, incluindo chefes de Estado, primeiros-ministros e representantes de governos de mais de 40 países.

Entre os presentes estavam o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; além dos monarcas da Bélgica e da Espanha.

Veja lista de autoridades: